quinta-feira, 25 de março de 2010

"Quando danço o outro em mim dança."




.


- Eu acho que não nasci pra dançar.
- Você gosta de dançar?
- Gosto, gosto muito.
- Então você nasceu pra dançar.

(Vem Dançar - Antonio Bandeiras)

.


"Aos novos bailarinos que se aventuram
na arte de procurar a si mesmo."
Graziela Rodrigues


Na verdade é exatamente se procurar. Criar uma nova identidade, fazer dar certo de onde se parou. Levar mais como prazer do que como dever.
Parar de buscar um prótipo que todos acham necessário e demonstrar que cada um tem a dança que se pode e quer ter.
E daí se não temos os centímetros de cintura? Ou os pés para fora, ou a altura e o comprimento de perna?
É fácil se basear em danças estrangeiras, tipos europeus. Trabalhar linhas e formas durante todo um ano, pra uma examinadora surgir de lugar nenhum, e dizer que suas medidas não correspondem a um corpo impossível de se obter.
Dificil é guardar e saber as danças do próprio país.
É isso que eu aprendi.
Corpos impossiveis? somente por hobbie.
Puro desejo de se tornar melhor.
Toda dança é necessária, é válida, é vida.
Pagode é vida, samba é vida, forró é vida, rock é vida.
Ballet é vida, maracatu é vida, batuque é vida.
Dança é vida.

"Eu morro por dança -
Tudo quanto é tipo de dança
Eu gosto de dançar."


Me encontrar.
Quem sabe um dia alguém me encontre, depois que eu já tiver certeza de mim.
Ser vista é mais do que beleza, é mais do que bondade ou desejo.
É a certeza, a confiança no andar.
Eu acredito, e você, no que acredita?

"Neste pedaçe de chão onde, parece, só os artistas verdadeiros se apresentam para enfrentar os dragões da maldade "
Fausto Fuser


Eu enfrentarei dragões, enfrentarei a verdade.
Eu amo dançar.
Na verdade não me imagino sem isso.
E não me culpo por não saber dançar.
ERRAR MELHORA A DANÇA.
Quem nasce com o prótipo perfeito, não sabe ter a paixão que eu, que nós temos. Não sabe do esforço, não sabe da depressão, do desejo, da praga. Não sabe fingir.
Nós sabemos.
Nós nos apaixonamos por essa dor de errar.
Esse vício maravilhoso.
Desejo mais puro, mais intenso.

"Durante todo o tempo em que tivermos o corpo e nossa alma estiver misturada com essa coisa má, jamais possuiremos completamente o objeto de nossos desejos!... O corpo de tal modo nos inunda de amores, paixões, temores, imaginação de toda sorte, enfim, uma infinidade de bagatelas, que por seu intermédio não recebemos na verdade nenhum pensamento sensato, não, nem uma vez sequer!"
Platão


Nada é sensato, nem faz sentido.
Pra quem não sente, principalmente.
A dor de torcer o pé.
A dor do esforço pra subir na ponta.
A dor de cabeça de tanto girar, ficar tonta.
A dor no dedinho de fazer ventosa com o pé.
A dor na lombar de se contorcer em 'xis'.
A dor da vergonha quando não se consegue fazer certo.
O prazer em sentir essa dor.
Não viver sem essa dor.
É a minha, é a sua, é a nossa dor.
É uma dádiva, uma oportunidade de sentir mais.
Sentir sempre.
A melhor sensação.
Voar, agora, com os pés descalços no chão.


"O paradoxo nessa história de descobertas [...] diz respeito a alguém teimosamente não descoberto: o brasileiro como eu..."
Marlise Meyer



Acredite,
Namasté!

Nenhum comentário: