Piraprodança 2011

Curso de História da Dança - Piroprodança 2011

Dia: 04/06/2011 e 05/06/2011
Local: Teatro Municipal de Piracicaba
Hora: Das 9h as 12h e das 13h as 19h (os dois dias)
Duração: 16h
Escrito por: Taís Tonetto





   O curso foi ministrado pela Prof. Marcela Benvegnu, atual coordenadora de comunicação da São Paulo Cia de Dança, no Teatro Municipal de Piracicaba, e foi marcante devido ao jeito que ocorreu e a parceria que formou entre os participantes (entre eles a Prof. Cássia Navas, o cartunista Érico Juan, antigas alunos da Unicamp, donas de academias de dança em Piracicaba, um professor de dança de salão e uma moça formada em educação física que trabalha com idosos). Um publico extremamente heterogêneo que transformou um curso de História da Dança em um grande centro de discussão sobre a dança.
   Sobre o conteúdo, logo no primeiro dia a Marcela nos mostrou a história do Jazz e do Sapateado, que para mim foi fascinante pois não temos tal chance dentro da universidade. O material que ela trouxe era muito interessante, desde vídeos e livros até um teste muito engraçado. Depois discutimos sobre dança contemporânea, sobre “repertório, remontagem e releitura”, e passamos um bom tempo dando exemplos e comparando obras que conhecíamos, e depois vendo vídeos sobre os assuntos discutidos. Nesse primeiro dia eu já criei uma relação na minha mente entre esse preconceito que existe sobre o jazz e sobre dança contemporânea, e sobre como um não respeita o outro e sobre como todos os estilos de dança são válidos e podem ser apreciados se feitos com técnica e estudo de verdade.
   No segundo dia fizemos uma revisão mais rápida sobre o caminho da dança no tempo (desde as danças primitivas, o rei Sol, os ballets, Rússia, França, o moderno, dança teatro, EUA, Brasil, o contemporâneo), falamos muito sobre videodança, com direito a várias mostras dos vídeos do Itau Cultural, o que foi interessantíssimo. E depois voltamos a discussão sobre dança, no geral, sobre escolas de dança, festivais, considerações sobre estilos, sobre o que deveria ou não ser considerado de um certo estilo. Sobre as dificuldades enfrentadas em todos os ramos da arte e sobre a necessidade de alguém que escreva sobre dança, sobre a necessidade da parte teórica, do registro de dança.
   No fim, o curso foi mais do que eu esperava. Tive a oportunidade de pegar todos os emails dos envolvidos, inclusive da Marcela, com quem desejo muito desenvolver um projeto dentro da Unicamp, levando o conhecimento que ela possui e a discussão para todos que desejam viver da arte da dança como eu.