sábado, 7 de agosto de 2010

Um dia pro meu curinga .


“Você já pensou que num baralho
existem muitas cartas de copas e de ouros,
outras tantas de espadas e de paus,
mas que existe apenas um curinga?”

(O Dia do Curinga - Jostein Gaarder)


.


Hoje eu pensei, e pensei, e pensei. Não cheguei a conclusão alguma, mas pensando na sincua de ontem, no dia de hoje e no que ainda tem pela frente durante a semana, o semestre, meu coração gelou. Eu tremi, não de frio, mas de medo. Na sinuca é sempre assim, pares e ímpares, mas com bolas, comecei pensando nesse jogo, de par e ímpar, como pode dar certo se não é certo. E daí eu pensei "números pares, par, dois, algo completo, que se encaixam, perfeição, compromisso, namoro, casal, oposto, par. Alguém que deixa de ser apenas um e vira dois. Tudo em dobro, um numero composto, que nunca vem desacompanhado. Pois é, definitivamente eu não sou um número par." Então, vamos aos números ímpares. E quando penso em 1, 3, 5, logo penso em " firmes, fortes, tão seguros de si mesmos que não precisam de complemento. Eles se bastam por si. Sobram sem se sentir sobrando, e quando precisam fingir que estão encaixados, se juntam brevemente com outro número ímpar, forte e rígido, formando um par momentâneo até se dividirem novamente, bastando-se sozinhos. Eu não tenho firmeza para ser um número ímpar."  O que me resta? Bom, na sinuca, sobra a bola branca, ali, fria, indecisa, que não é par e não é ímpar, que não tem cor pra combinar com nenhuma outra bola. A bola branca que nas cartas, seria um curinga. Sabe, Jostein Gaarder é mais que um gênio, não existem faces para um curinga, ele é um curinga e ponto. Ele se encaixa nas outras cartas em alguns jogos, e não pode entrar em outros. Pode ter parceiros pares e mesmo assim continua sendo um inteiro, não metade, e pode se juntar aos ímpares sem medo de se transformar em um deles. É como a bola branca que pode encostar em todas as bolas da mesa e direcioná-las para onde quiser, desde que não caia na caçapa.
E eu? Eu sou um curinga? Eu que sempre tento ser mais ímpar, ser mais forte, mas que não basto sozinha. Eu que não tenho par, não sou metade e não quero ser metade, que não suporto opostos que me completem. Eu sou um curinga?
Quando se trata de coração, o meu é um curingaração. Quando não se camufla de pedra pra não participar do jogo, se abre a ponto de ir do amigo ao inimigo.
Hoje foi um dia diferente, um dia pro meu curinga, meu coração indeciso.


.


Namasté!

Nenhum comentário: